Mulheres não se rendam a estereótipos.

Queiram mais que chocolates e flores. Não deixem essa data ser uma mera comemoração comercial, 08 de Março é uma data que marcou a luta dos direitos das mulheres. Ela não pode ser abafada e esquecida pela História, pois uma vida sem histórias é como um livro sem páginas, uma rosa sem espinhos.

Saiba mais sobre essa importante semana histórica que começou no início do século 20, marcando a ascensão das mulheres na sociedade.

No passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista, onde mulheres nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, iniciaram uma campanha  socialista para reivindicar seus direitos. Em 26 de fevereiro de 1909  em Nova York é organizada a primeira grande passeata em reivindicação a melhores condições de trabalho na época. Enquanto na Europa  o movimento nas fábricas crescia, em agosto de 1910, em Copenhague a alemã ativista Clara Zetkin instaura a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, um movimento sindical dedicado as questões da igualdade e dos direitos da mulher.

“ Em 25 de março de 1911, 146 trabalhadores perderam suas vidas no incêndio da Companhia de Blusas Triangle – N.Y. Atualmente no local onde se deu o incêndio foi construída a Universidade de Nova Iorque.  Deste martírio resultaram novos conceitos de responsabilidade social e legislação do trabalho que ajudaram a tornar as condições de trabalho as melhores do mundo (ILGWU).”

Porém em 8 de março de 1917, houve um marco ainda mais forte do movimento. As mulheres operárias saem as ruas para se manifestarem contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial para a Revolução Russa. Tendo deixado um legado muito significativo das mulheres russas socialistas para o reconhecimento das mulheres no mundo.

Na década de 60, o dia 08 de Março foi sendo constantemente escolhido como o dia comemorativo da mulher e se consagrou nas décadas seguintes. Certamente esta escolha não ocorreu em consequência do incêndio na fábrica de vestuário, como pode ser encontrado em alguns registros.

Os cartazes da época em Londres diziam : “ O futuro é feminino “ mulheres de todo o mundo fazem protestos e marchas por direitos  iguais na semana 8 de março.

Mas foi somente em 1975 que a ONU oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres para celebrarem suas conquistas políticas e sociais.

Então mulheres certamente o dia 08 de Março não pode ser esquecido e comemorado como uma simples data comercial. Após 100 anos de luta, as desigualdades continuam, muitos direitos já foram alcançados, mas ainda tem muitos a serem resolvidos como a questão da violência contra a mulher, do feminicídio, do aborto e a própria questão salarial.

Por isso mulher se valorize, valorize suas amigas, sua irmã, sua filha, sua mãe, sua avó, suas vizinhas, sua colega de trabalho, enfim todas as mulheres que fazem parte da sua vida.

Celebre nessa semana, o dia 08 de março com quem você acredita estar precisando de sua ajuda. Seja fraterno, o amor constrói pontes onde o ser humano por si só às vezes não alcança.

Estamos junto com vocês. Afinal somos MAIS QUE CHOCOLATE!!

 Um Feliz Dia das Mulheres com carinho MQC.

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *