A FELICIDADE TEM SABOR DE CHOCOLATE

Alpino com Baba de Moça

Sabe aquela vontade de comer um chocolate ?

 Você sabia que o chocolate é um alimento amado pela maioria das pessoas, sendo que para muitos, principalmente as mulheres, ele é considerado irresistível.

O chocolate é um  alimento derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Consumido no mundo inteiro, é importante componente da indústria alimentícia, além de ter papel fundamental na economia de vários países do globo. Sua árvore é o cacaueiro, planta típica de clima tropical, que encontra no Brasil um ambiente ideal para o seu cultivo, em especial nas regiões do Espírito Santo e o sul da Bahia, em Ilhéus.

O Brasil é o maior produtor de chocolate da América latina e um dos maiores do mundo ao lado da Costa do Marfim, Gana e Equador. O terceiro maior mercado de chocolates do mundo. O mercado de chocolate gourmet vem crescendo até três vezes mais que o mercado de chocolate tradicional, com consumo de 2,2 kg de chocolate por pessoa ao ano. O consumo era de 1,65 kg á três anos atrás. O país produz, anualmente, cerca de 15 mil toneladas de chocolate gourmet o que demonstra o elevado potencial de crescimento deste mercado.

Contudo, existem mais que  300 substâncias químicas no chocolate, além de também fornecer minerais(potássio, cloro, fósforo, cálcio, sódio, magnésio, ferro, cobre e zinco) e vitaminas(A, b1,b2,b3 e E). Quanto mais escuro o chocolate, melhor, pois contém mais cacau. Porém três substâncias na sua composição  são especiais: feniletilamina, ácido oxálico e cafeína.

Químicos e especialistas afirmam que a sensação de felicidade são derivadas do aminoácido feniletilamina . Essa é a substância responsável por provocar a sensação de bem-estar em nosso cérebro, pois ela pode acionar a liberação de dopamina, substância química do cérebro que causa a sensação de felicidade.  Além disso, o chocolate possui teobromina, substância que faz parte da família da cafeína e tem efeito estimulante. Por essas e outras substâncias é que a vontade de comer chocolate se torna única, não é possível saciar a vontade de chocolate com outro alimento doce, por exemplo. É interessante notar que, embora o chocolate contenha várias substâncias ativas, nenhuma delas vicia.

Alguns estudos apontam a relação entre o chocolate e o cérebro como benéfica. Uma pesquisa recente feita com cerca de mil pessoas, exibiu uma ligação entre comer chocolate pelo menos uma vez por semana, com uma melhora na memória e no raciocínio abstrato. Acredita-se que os antioxidantes que são encontrados na matéria prima do chocolate, o cacau, possam ter efeitos anti-inflamatórios e contribuir com a função vascular.

Então não fique esperando a vontade passar..venha ser feliz.

Nós da MQC ;um Restaurante em Curitiba; criamos um cardápio especial para você, recheado de delícias feitas com mais que chocolate, desde  o chocolate branco ao preto, meio amargo ou ao leite; trufado ou brigadeiro. Tortas, mousses, bolos , bombons e muitos pedacinhos de felicidades esperando por você.

Venha e escolha o seu!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *